Quem sou eu

Minha foto
Marituba, Pará, Brazil
GIL AKEL Pós Graduação com Especialização em Terapias Naturais e Holística: Naturologia, Pós Graduação Lato Sensu com Especialização em Nutrição Clínica, Pós Graduação Lato Sensu com Especialização em Gendai Reiki Ho(aguardando Certificação), Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia aplicada à Nutrição(Cursando),Universidade em Pedagogia. Terapeuta Naturologista,Iridologo,Fitoterapeuta,Reiki Master,Doutorado “Stricto Sensu” em Terapia Holística,Reiki Master Gendai Reiki Ho ,Mestre Vitalício do ConReiki -CRK 10.280, Curso de Psicoterapia Holística em Gerenciamento Emocional – GEM (Academia Brasileira de Hipnologia e Neurolingüística).Curso de Música em Educação.Proprietário do Espaço Terapêutico de Tratamentos Naturais e Cursos“EQUILIBRIUM”

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Como sentimentos ruins podem te deixar doente



Nossa leitora descobriu uma traição e ficou tão mal que desenvolveu uma doença psicossomática

Reportagem: Helena Bertho - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site SOU MAIS EU!
Doença psicossomática
Problemas emocionais podem levar ao desenvolvimento de várias doenças
Foto: Getty Images
Tanto a medicina ocidental quanto a oriental atestam: mente e corpo estão intimamente conectados, portanto, um influencia o outro.

Existem órgãos de choque
A medicina ocidental diz que as emoções podem alterar a produção de hormônios e outras substâncias do organismo, levando a estados inflamatórios ou de dor. "Toda pessoa tem um órgão de choque, um local do corpo mais sensível às emoções", diz o presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Artur Zular.
Por isso, quando tristes ou estressadas, algumas pessoas sentem dor de estômago; já outras sentem dor de cabeça e por aí vai. Caso esses sentimentos negativos perssistam, podem causar alteração física crônica, levando a doenças, como a gastrite (ferida no estômago).
Portanto, para os médicos da filosofia ocidental, quem desenvolve uma doença psicossomática precisa, sim, tratar os sintomas do problema com medicamentos; mas também deve fazer algum tratamento psicológico para resolver a origem emocional da questão. "Se tratar apenas os sintomas da doença, ela vai voltar, porque as emoções que causaram a alteração física ainda estão ali”, explica a psicanalista integral Selma Genzani.

Cada sentimento, um mal
Já para a medicina oriental – sobretudo a chinesa – cada órgão do nosso corpo está ligado a um tipo de energia e sentimento. "Emoções sobrecarregadas, travas e mágoas podem enfraquecer o sistema imunológico e levar a doenças", explica o terapeuta holístico Jou Eel Jia. O tratamento lida com o corpo como um todo; é a chamada terapia holística, cuja proposta é fazer a pessoa entender os sentimentos que lhe fazem mal para, a partir disso, ser tratada com acupuntura, medicina fitoterápica e, se necessário, remédios alopáticos.

"Ser traída me deixou doente"


Nenhum comentário:

Postar um comentário